quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O QUE SIGNIFICA AS FORMAS DE GOVERNOS



O Que É Monarquia?
Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.

República Parlamentarista
- Estrutura política onde o Chefe de Estado é um Presidente que não "governa" propriamente, embora existam inúmeras nuanças entre os países que o adotam. A chefia de Governo é exercida por um gabinete ministerial proveniente do partido majoritário do Parlamento, sendo os parlamentares que o compõem eleitos diretamente por sufrágio popular. O Chefe de Estado de algumas repúblicas parlamentares podem ser eleitos por sufrágio popular ou pelo Parlamento. Alguns deles têm poder de suspender as atividades de um Parlamento, outros não. Os Parlamentos, por sua vez, podem destituir um Presidente nessas Repúblicas, em casos gravíssimos de corrupção e outros escândalos. Os críticos costumam considerar essa forma mais estável frente às crises, pois quem governa efetivamente tem sempre o apoio do Parlamento.

República Presidencialista
- Estrutura política em que o supremo mandatário da Nação acumula as funções de Chefe de Governo e de Estado, podendo ele ser eleito por sufrágio popular direto, indireto (através do colégio eleitoral) ou sem qualquer participação popular (ditadura). É considerado por muitos de seus críticos o sistema mais sensível às crises, visto que o presidente se vê obrigado a barganhar com o legislativo caso seu partido não detenha a maioria absoluta dentro do Parlamento.

Monarquia Parlamentarista
- Trata-se de uma estrutura política na qual um monarca, hereditário ou eletivo, é reconhecido como Chefe de Estado por uma Constituição (leis fundamentais), que delimita suas funções e as dos demais chefes dos Poderes. A participação popular se dá através da eleição para os mandatos legislativos e o controle social sobre as ações dos governantes eleitos. As monarquias constitucionais e parlamentaristas modernas seguem a idéia da Tripartição dos Poderes, sendo o monarca o chefe representativo do Poder Executivo (representa o Poder Executivo, mas não o exerce ou o exerce através dos ministros e do primeiro-ministro).

Nenhum comentário: